Cicatrizes Inestéticas

Procedimentos EstéticosCicatrizes Inestéticas

Procedimentos estéticos podem ser realizados no próprio consultório, pois são minimamente invasivos e a dor é de intensidade baixa a moderada. Bem tolerada com uso de anestésicos locais e tópicos. Normalmente não é necessário o anestesista e hospital para sua realização. Assim como todos os procedimentos, devem ser feitos por profissionais capacitados e em local apropriado.

QUELÓIDE

A cicatrização normal gera uma marca quase imperceptível no local em que ocorreu a lesão ou sutura cirúrgica. Porém no caso do quelóide existe uma cicatrização exacerbada com excesso de colágeno. O resultado é uma cicatriz inestética de bordas elevadas, endurecida e pode gerar incômodo. Radioterapia, injeções de corticoide intralesional, betaterapia, laser, cremes tópicos ou nitrogênio líquido são alguns dos possíveis tratamentos.

CICATRIZ HIPERTRÓFICA

É uma cicatriz elevada que ocorre em virtude da produção exagerada de colágeno pelo tecido. Com isso forma-se uma cicatriz elevada, mas que não ultrapassa os limites da ferida. Existe a tendência de diminuir com o tempo.