Mama

Procedimentos Cirúrgicos da Mama

As mamas são formadas por um conjunto de glândulas, que tem como função principal a produção de leite.

É constituída por um conjunto de 15 a 20 unidades funcionais conhecidas como lobos mamários, representados por 20 ductos terminais que se exteriorizam pelo mamilo. Apresentam a forma cônica ou pendular, variando de acordo com as características biológicas corporais e com a idade da pessoa.

MAMOPLASTIA DE AUMENTO (PRÓTESE DE MAMA)

Trata-se de aumento do volume mamário que normalmente é feito através da inclusão de implantes, mas também pode ser feito com enxerto de gordura, menos comum e mais realizado como complemento de resultado do que como procedimento único.
É uma das cirurgias estéticas corporais mais realizadas mundialmente. As próteses mamárias atualmente são extremamente seguras, porém não isentas de risco. É importante uma consulta detalhada a respeito de todas as áreas em que as incisões poderão ser feitas, posição onde a prótese será inserida como por exemplo, retroglandular ou submuscular, além do volume mamário que estará mais de acordo com biótipo e personalidade de cada mulher. Neste momento o cirurgião também poderá indicar ou não retirada de excesso de pele.

MAMOPLASTIA DE REDUÇÃO OU MAMOPLASTIA REDUTORA

Cirurgia em que há remoção de excesso de glândula mamária, gordura e pele das mamas. Indicada para pacientes que apresentam desconforto estético e dor em virtude de excesso de peso e/ou flacidez mamárias.
A cicatriz deste procedimento pode ser apenas em volta da aréola, ou estar associada a cicatriz vertical e/ou cicatriz horizontal (no sulco mamário), chamada cicatriz em âncora ou cicatriz em “T” invertido e apesar de extensa, a cicatriz normalmente fica de bom aspecto.

A aréola e mamilos são reposicionados e os tecidos profundos também. De forma que as mamas fiquem mais proporcionais a estrutura da paciente.

MASTOPEXIA COM IMPLANTE DE MAMA

Procedimento que visa aumento de volume mamário em pacientes que possuem flacidez com queda da mama. É removido excesso de pele e a aréola é reposicionada. Dentre as diversas causas de flacidez mamária com ptose está mudanças bruscas de peso, gravidez, amamentação, envelhecimento entre outras É de extrema importância consulta detalhada com o cirurgião para discutir cicatriz, tamanho de implante mamário e posicionamento da prótese O resultado do procedimento depende muito da paciente que deve seguir de forma rigorosa todas as orientações.

RECONSTRUÇÃO DE MAMA

A reconstrução de mama está indicada em casos de pacientes que são submetidas a ressecção de tecido mamário devido a alguma patologia mamária. O tratamento deve ser multidisciplinar com mastologista, oncologista, cirurgião plástico, fisioterapeuta e psicólogo Da mesma forma que pode haver várias abordagens para tratamento da lesão, como por exemplo apenas retirada de tecido mamário, várias também serão as possibilidades de restauração da forma e volume mamários. A reconstrução de mama pode ser parcial ou total. A posição da cicatriz também vai depender do tipo de reconstrução.É muito importante ter um bom contato com o cirurgião e toda a equipe envolvida. As dúvidas devem ser tiradas após longos contatos. Normalmente são indicadas pelo menos 3 consultas para esclarecimento e orientações tanto de pré operatório quanto de pós operatório Toda cirurgia envolve risco, por isso é tão importante seguir as recomendações e buscar cirurgião capacitado para tal fim. Sendo assim é possível alto grau de satisfação tanto do médico como do paciente.