Procedimentos Masculinos

Procedimentos CirúrgicosMasculinos

Atualmente, a sociedade cultua a aparência jovem e saudável. E, cada vez mais, homens, de todas as idades e de todas as classes socias, querem se submeter à cirurgia plástica por razões estéticas. Os objetivos dos homens incluem nariz mais proporcional, rosto rejuvenescido, cintura menos marcada, correção de orelha em abano, melhora de aspecto de pálpebras e olhar mais descansado.

 

FACE

A face apresenta uma anatomia complexa. Entre suas múltiplas e delicadas estruturas, muitos são os procedimentos capazes de trazer mais equilíbrio às estruturas e também rejuvenescimento. Procedimentos funcionais também podem ser realizados. Destacamos:

  • CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS – BLEFAROPLASTIA

Compreende procedimento não apenas estético, mas também reconstrutor. Pode ser realizada em diferentes idades a depender da indicação. Em alguns casos, o excesso de pele nas pálpebras superiores trazem dificuldade de enxergar. Normalmente está associado a flacidez de tecidos conectivos e conjuntivos com protrusão de bolsa de gordura e queda de supercílios (sobrancelhas). O excesso de pele e flacidez em pálpebras inferiores pode trazer dificuldade de oclusão dos olhos com consequente ressecamento de córneas.

O reposicionamento de bolsas, ressecção de excesso de pele e elevação de sobrancelha deve ser feito de forma natural e sem estigmas. Quando realizada por profissional capacitado, a cirurgia das pálpebras traz olhar mais aberto e descansado. Em alguns casos é necessário tratar flacidez do tarso, cirurgia denominada cantoplastia.

  • CIRURGIA DE NARIZ – RINOPLASTIA

Compreende procedimento não apenas estético, mas também reconstrutor, quando há desvio de septo, pós trauma ou em casos de dificuldade respiratória secundário a hipertrofia de cornetos. Entre as possibilidades desse tipo de cirurgia estão: correção do tamanho do nariz em relação às proporções da face, largura do nariz, perfil nasal, ponta do nariz, correção das narinas e assimetrias nasais, além de problemas respiratórios funcionais. Essas características são geralmente de causas hereditárias, ou, em alguns casos, também devido a traumatismos. Em algumas situações, as características do nariz em si não são os únicos fatores que contribuem para o desbalanço facial. Nestes casos, cirurgias combinadas com a rinoplastia podem ser necessárias para atingir um resultado mais adequado.

  • CIRURGIA DE ORELHA – OTOPLASTIA

A orelha em abano pode trazer desconforto estético desde a infância. O ideal é operar a partir de 9 anos de idade, quando a criança já é capaz de expressar sentimentos, apesar de já haver estabilidade de cartilagem após sexto ano de vida. A cicatriz fica posicionada em sulco atrás da orelha. Afecções de orelha causadas durante a vida como trauma, por exemplo, também podem ser corrigidas trazendo simetria e melhora de autoestima. Importante salientar que existem diversas técnicas para correção de orelha em abano, e em todas pode haver necessidade de refinamento.

  • CIRURGIA DE QUEIXO – MENTOPLASTIA

Procedimento realizado quando há pouca projeção de queixo e desproporção ou perfil inestético. Pode ser realizado uso de implantes para aumento da projeção ou avanço do osso.

  • CIRURGIA DE RESSECÇÃO DE BOLA DE BICHAT – BICHECTOMIA

A bola de bichat ou bolsa de bichat é um compartimento de gordura que funciona como cochin de proteção da face desde a têmpora até próximo a mandíbula. A ressecção de parte deste compartimento de gordura visa modificar, afinar o rosto. O acesso é realizado através de pequena incisão por dentro da boca.

MICROAGULHAMENTO – TRATAMENTO DE CALVÍCIE

Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, realizado no consultório com anestésico local. Bem indicado para casos de calvície leve. O uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) traz melhora substancial na densidade capilar devido a grande quantidade de fatores de crescimento.

 

GINECOMASTIA

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser multifatorial. O tratamento cirúrgico refere-se ao procedimento em que há ressecção de glândula mamária, quando esta é demasiadamente grande no homem. Tanto pode ser unilateral como bilateral. Normalmente a cicatriz fica situada na parte inferior da aréola de forma muito discreta. Pode haver necessidade de combinar a ressecção com lipoaspiração da região mamária para obtenção de melhor resultado quando há excesso de gordura associada a hipertrofia mamária.

LIPOESCULTURA

Procedimento em que é realizado lipoaspiração e lipoenxertia, ou seja retira-se gordura e esta gordura, em seguida, será enxertada em locais que precisam de aumento de volume. Normalmente fazemos lipoaspiração em abdome e flancos e lipoenxertia na região glútea com consequente melhora da silhueta corporal.

CORREÇÃO DE CICATRIZ

QUELÓIDE – A cicatrização normal gera uma marca quase imperceptível no local em que ocorreu a lesão ou sutura cirúrgica. Porém, no caso do queloide, existe uma cicatrização exacerbada com excesso de colágeno. O resultado é uma cicatriz inestética de bordas elevadas, endurecida e pode gerar incômodo. Radioterapia, injeções de corticóide intralesional, betaterapia, laser, cremes tópicos ou nitrogênio líquido são alguns dos possíveis tratamentos.

CICATRIZ HIPERTRÓFICA – É uma cicatriz elevada que ocorre em virtude da produção exagerada de colágeno pelo tecido. Com isso forma-se uma cicatriz elevada, mas que não ultrapassa os limites da ferida. Existe a tendência de diminuir com o tempo.

LIFTING CERVICAL – CIRURGIA DE PESCOÇO

Procedimento indicado quando há excesso de pele e flacidez dos tecidos profundos na região cervical (pescoço). Em casos em que há gordura localizada, associada ou não a flacidez, realiza-se a lipoaspiração da região que pode ser feita de forma tradicional ou com lipolaser.

LIFTING DE FACE – RITIDOPLASTIA

Cirurgia que visa melhora de rugas faciais e sinais de envelhecimento através de reposicionamento de tecidos profundos, retirada de excesso de pele e volumização da face. Feita em ambiente hospitalar, este é um procedimento longo e muito detalhado. Normalmente é realizado a blefaroplastia no mesmo ato cirúrgico. Buscamos tratamento individualizado com resultados naturais. E cicatrizes quase inaparentes.

LESÕES DE PELE

Diversas são as lesões de pele que podem surgir na face e corpo ou já existir desde o nascimento. As mais comuns são as pigmentadas e benignas, mas podem ser malignas. Importante fazer uma avaliação das lesões para ver a necessidade de ressecção ou biópsia.